Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2025 (Vagas)

Camila Ribeiro

17 de abril de 2024

Pensando em ampliar seu nível de estudos e de experiência no currículo? Então conheça o curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2025. Com ele, é possível encontrar vagas que pagam bem, estudar em um Senai próximo. Veja mais detalhes aqui! 

Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2025
Fonte: Reprodução | SENAI MT 

 

Conheça o curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2025

O curso técnico em Automação Industrial SENAI 2025 é mais um dos cursos técnicos da instituição que são oferecidos na grade curricular das unidades do Senai, espalhadas por todo o país. 

Assim sendo, o técnico em automação industrial tem a finalidade de capacitar alunos de várias localidades do país, não somente a encontrarem bons empregos, como também aperfeiçoarem técnicos e conhecimentos de automação.

A automação industrial, por sua vez, está relacionada à aplicação de sistemas de controle em processos industriais para automatizar tarefas que anteriormente eram realizadas por operadores humanos. 

Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2025
Fonte: Reprodução | SENAI 

 

E por conta disso, os alunos que se formam no curso podem encontrar um leque de opções de trabalho muito grande. Além disso, há vagas disponíveis para formação de turma SENAI 2025

Ficou interessado? Abaixo a gente te conta todas as informações que você precisa saber sobre os cursos, vagas, valores e como se inscrever na Senai da unidade mais próxima de você. 

Quanto tempo dura o curso de Automação Industrial do Senai?

Em média, todos os cursos do Senai possuem duração média de 3 ou 4 semestres, podendo variar de acordo com o curso e também com a unidade que fornece o curso aos estudantes. 

Dessa forma, é imporante verificar a grade curricular do curso e verificar se as modalidades se encaixam com o seu cronograma e responsabilidades da semana: 

Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Freepik

 

  • Cursos de automação industrial possuem carga horária cumprida em laboratório, logo as aulas precisam ser presenciais (uso de tecnologias como sensores, controladores lógicos programáveis (CLPs), sistemas supervisórios e redes industriais);
  • Unidades que oferecem o curso somente aos finais de semana (como nos sábados), tendem a precisar de mais 1 ou 2 semestres para que o estudante finalize o curso; 
  • Por outro lado, as unidades do Senai que oferecem o curso técnico Automação Industrial 2025 durante semana, permite com que os alunos concluam suas aulas em 3 ou 4 semestres + diploma.

Qual o valor do curso técnico em Automação Industrial?

O valor do curso também depende da Unidade do Senai que oferece o curso. Além disso, região e procure podem encarecem o curso.

Mas, de modo geral, a média é de R$ 1.699,00 (mais detalhes aqui). Portanto, os alunos matriculados poderão contar com descontos por pagamentos à vista, parcelamentos e distribuição de bolsas de estudos aos alunos socioeconomicamente desfavoráveis. 

O que faz um curso técnico de automação industrial?

No curso técnico em automação industrial oferecido pelo SENAI, os alunos poderão encontrar uma carga de disciplinas que variam entre as seguintes áreas: 

  1. Eletrônica

  2. Programação de CLPs

  3. Redes Industriais

  4. Sistemas Supervisórios

  5. Automação de Processos

  6. Segurança Industrial

Assim sendo, há aulas em que os estudantes terão de frequentar em sala de aula, chamadas de aulas teóricas. Mas também há aulas práticas, ou seja, aquelas realizadas em laboratórios. 

Curso Técnico em Automação Industrial SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Freepik

 

Além disso, o Senai também oferece diploma e certificados aos estudantes que concluem com glória o curso (realizarem a entrega de atividades, tirarem pelo menos notas médias mínimas nas provas, e atingirem a presença mínima de 75%).

Esses profissionais são responsáveis por projetar, instalar, configurar e manter sistemas de automação industrial, contribuindo para a eficiência e competitividade das empresas.

MAIS LIDAS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.