Curso Técnico em Fabricação Mecânica SENAI 2025

Camila Ribeiro

26 de maio de 2024

Curso Técnico em Fabricação Mecânica SENAI 2025 pode ser a oportunidade que você está procurando para impulsionar sua carreira profissional. Então, hoje conheceremos em detalhes, como é este curso, seu tempo de duração, o que se aprende e até o salário esperado para este técnico no mercado.

Um homem de capacete amarelo dentro da fábrica segurando uma prancheta e olhando para o alto sorrindo
Imagem: Reprodução/Freepik

Como é o curso de Fabricação Mecânica 2025?

O curso Técnico em Fabricação Mecânica do SENAI 2025 tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar na área de manufatura. Ou seja, desde o planejamento até a execução dos processos de produção.

Assim, o currículo abrange disciplinas teóricas e práticas, que proporcionam ao aluno uma sólida base de conhecimentos em:

  • Desenho técnico: leitura e interpretação de desenhos técnicos, dimensionamento de peças, utilização de softwares CAD;
  • Processos de fabricação: usinagem, fundição, conformação, soldagem, tratamentos térmicos;
  • Controle de qualidade: inspeção e dimensionamento de peças, aplicação de normas técnicas;
  • Comunicação em multimeio: técnica de Intelecção de texto; descrição técnica; redação técnica; relatório técnico; editor de texto e pesquisa;
  • Segurança do trabalho: normas de segurança, prevenção de acidentes;
  • Gestão de processos de fabricação mecânica: gestão da produção; logística; custos industriais; gestão da qualidade.

Além de ser uma formação muito completa, as aulas são ministradas por profissionais experientes. As atividades práticas são realizadas em laboratórios bem equipados com máquinas e ferramentas modernas.

Um aluno do Curso Técnico em Fabricação Mecânica SENAI 2025 dentro do laboratório em frente a uma máquina
Imagem: Reprodução/Freepik

O SENAI também oferece aos seus alunos a oportunidade de realizar estágios em empresas da área, isso contribui ainda mais para a sua formação profissional.

Quanto tempo dura o curso de Fabricação Mecânica?

A duração do curso Técnico em Fabricação Mecânica do SENAI pode variar de acordo com a modalidade de ensino. No entanto, para a formação presencial é estimado o tempo de dois anos (4 semestres).

OPORTUNIDADES

SENAI e SENAC

Veja todas as oportunidades de cursos do ano!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que faz um técnico em fabricação mecânica?

O técnico em fabricação mecânica é um profissional responsável por diferentes atividades. Então, ele pode planejar e executar os processos de produção atuando com a recepção de matérias-primas até o acabamento das peças. Ele também é habilitado a operar máquinas e ferramentas.

Além disso, o técnico em fabricação mecânica é capaz de realizar inspeções e controle de qualidade visando a qualidade dos produtos. Com uma formação completa, este profissional tem capacidade para implementar melhorias nos processos de produção visando maior produtividade e redução de custos.

Em algumas empresas, ele estará responsável por gerenciar estoques ou atua prestando assistência técnica. Assim, o técnico em fabricação mecânica pode atuar em diversos setores da indústria, como:

Dois alunos do Curso Técnico em Fabricação Mecânica SENAI 2025 dentro da oficina fazem um trabalho. Eles fazem anotações em uma prancheta
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Automotiva: produzindo peças para carros, motos e caminhões;
  • Metalúrgica: desenvolvendo peças metálicas para diversos fins;
  • Eletrônica: na produção de componentes eletrônicos;
  • Petroquímica: em projetos de tubos, válvulas e outros equipamentos para a indústria do petróleo e gás.

Qual o salário de um técnico fabricação mecânica?

Como um técnico apto para atuar em diferentes frentes, seu salário pode ser muito diferente. Portanto, em média, este profissional pode começar sua carreira ganhando em torno de R$ 2.200,00, podendo superar vencimentos acima dos R$ 6.000,00 mensais.


Como se inscrever no Curso Técnico em Fabricação Mecânica SENAI 2025

As inscrições para o curso Técnico em Fabricação Mecânica do SENAI são geralmente abertas no início de cada ano. Contudo, estas datas podem variar conforme a unidade e região. Então, é fundamental conferir a informação no Senai em que deseja estudar. Para se inscrever, o candidato deve:

  • Ter no mínimo 16 anos;
  • Estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental II;
  • Realizar a inscrição online ou presencialmente na unidade do SENAI da sua região;
  • Apresentar os documentos necessários.
Um técnico e seu supervisor conversam na fábrica. Um aponta uma lista para o outro que está na prancheta na mão do técnico
Imagem: Reprodução/Freepik

Para mais informações sobre o processo de inscrição, consulte o site do SENAI da sua região ou edital referente ao curso.

Importante mencionar que o Senai oferece vagas gratuitas periodicamente. Assim, ele dá a oportunidade de estudantes se formarem com bolsas integrais para quem passa no processo seletivo. É muito importante acompanhar canais de notícias e atualizações com foco no Senai para não perder estas oportunidades.

Recentemente o SENAI-PR estava ofertando dezenas de vagaz em seu proceso seletivo para o Curso Técnico em Fabricação Mecânica. Por isso, mantenha-se atualizado em torno dos processos seletivos abertos perto de você.

Agora você já sabe as principais questões em torno do Curso Técnico em Fabricação Mecânica SENAI 2025! Como mencionamos acima, não deixe de visitar o site da instituição para ficar por dentro de todos os demais detalhes relacionados à inscrição e formação.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.