Curso Técnico em Finanças SENAI 2025: Inscrição; Vagas grátis

Camila Ribeiro

24 de maio de 2024

curso técnico em Finanças Senai 2025 é completo e tem tudo o que você precisa para ingressar na área com o pé direito. Então, vamos veremos a seguir aspectos sobre a inscrição, falaremos da atuação profissional, e até detalhes em torno dos cursos gratuitos que o SENAI oferece!
Uma estudante do curso técnico em Finanças Senai 2025. Ela confere uma nota e usa uma calculadora. Em sua mesa há diferentes documentos e um notebook
Imagem: Reprodução/Freepik
http://Três%20alunos%20do%20curso%20técnico%20em%20Internet%20das%20Coisas%20SENAI%202025.%20Eles%20mexem%20no%20celular%20e%20ao%20fundo%20há%20inúmeras%20animações%20relacionadas%20à%20tecnologia%20e%20internet
OPORTUNIDADES

SENAI e SENAC

Veja todas as oportunidades de cursos do ano!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que é o curso técnico em finanças Senai 2025?

O curso técnico em finanças do Senai visa formar profissionais aptos a gerenciar os recursos financeiros de empresas e pessoas físicas.

Assim, os alunos aprendem com aulas teóricas e práticas,  a analisar demonstrativos financeiros, elaborar orçamentos, controlar custos, investir e aplicar conceitos de contabilidade e gestão financeira. Entre o conteúdo programático, os estudantes verão:

  • Análise das Demonstrações Financeiras;
  • Comunicação Oral e Escrita;
  • Desenvolvimento de Projeto;
  • Fundamentos de Administração;
  • Fundamentos de Economia;
  • Informática Aplicada;
  • Matemática Financeira;
  • Planejamento Financeiro.

Há muito mais para se aprender, e você confere os detalhes em torno do conteúdo, na página referente ao curso técnico. Além disso, o curso técnico em finanças do Senai tem duração média de 1 ano e meio.


Onde o técnico de finanças pode trabalhar?

Contando com uma formação completa como a do Senai, o técnico de finanças pode atuar em alguns setores da economia. Assim, ele estará em indústrias, bancos, comércio, e outros serviços. Claro que ele também está apto para assumir cargos em empresas públicas, onde o profissional é muito valorizado.

Uma pessoa usando a calculadora. Na imagem, há ilustrações relacionadas ao mundo das finanças

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Além disso, é possível atuar em entidades do terceiro setor como ONGs ou associações, e claro, nos escritórios de contabilidade. Outro caminho é a prestação de consultorias financeiras ou iniciativas autônomas. Mas quais são algumas das funções que o técnico de finanças pode executar?

  • Análise de demonstrativos financeiros;
  • Elaboração de orçamentos e previsões financeiras;
  • Controle de custos e despesas;
  • Gestão de investimentos;
  • Assessoria financeira;
  • Declarações fiscais;
  • Folha de pagamento.

Quanto ganha um técnico na área de finanças?

O capital é muito importante na sociedade e quem cuida dele tem o seu valor, portanto, o salário de um técnico de finanças é atrativo.

Afinal, ele pode iniciar em torno de R$ 2.000,00, com a média salarial entre profissionais experientes acima dos R$ 3.000,00 por mês.

Um aluno do curso técnico em Finanças Senai 2025. Ele verifica com o lápis a ponta de um gráfico azul impresso em uma folha. Em sua outra mão está um celular, e na mesa à frente tem um notebook

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Como se inscrever no Curso Técnico em Finanças SENAI

As inscrições para o curso técnico em finanças do Senai 2025 podem ser feitas online ou presencialmente na unidade mais próxima de você. Aliás, para se inscrever, é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ano do ensino médio. Para se inscrever você vai precisar de alguns documentos:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de residência.

Etapas da inscrição:

  1. Acesse o site do Senai e selecione o curso técnico em finanças. Em seguida, defina a unidade onde deseja estudar entre as disponíveis;
  2. Clique em “Tenho interesse”;
  3. Preencha o formulário de inscrição;
  4. Anexe os documentos necessários;
  5. Efetue o pagamento da taxa de inscrição (se houver) e escolha o método de pagamento do curso (mensalidade);
  6. Aguarde o resultado da seleção.

Se preferir se inscrever presencialmente, veja a data de período para matrículas e se dirija à unidade que oferta o curso. Na secretaria, basta pedir orientação para se matricular no curso técnico em finanças.

Uma estudante do curso técnico em Finanças Senai 2025 estudando em casa. Ela está com o lápis enquanto confere umas notas em suas mãos. Na mesa há diferentes papéis e uma calculadora

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Como fazer curso técnico gratuito no SENAI?

Embora os cursos do Senai sejam pagos, a instituição também oferece diversas opções para se formar em cursos técnicos de forma gratuita, inclusive o curso técnico em finanças. Para encontrar um curso gratuito na sua região, acesse o site do Senai e utilize o filtro “Cursos Gratuitos“.

Outro caminho é por meio dos processos seletivos para bolsas integrais que a escola oferece. Para acompanhar estas oportunidades, é fundamental ficar de olho nas atualizações de canais de notícias, e portais de comunicação do Senai!

Até aqui vimos informações muito interessantes acerca do curso técnico em Finanças Senai 2025! Lembre-se de conferir os demais detalhes na página do curso, que fica disponível no site do Senai.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.