Curso Técnico em Papel e Celulose SENAI 2025 (Vagas)
Curso Técnico em Papel e Celulose SENAI 2025 ➜ Veja como conquistar sua vaga! ✓ Inscrições ✓ Vagas Grátis ✓ PSG ✓ Duração e mais! ✓
Conheça o curso Técnico em Papel e Celulose SENAI 2025: uma modalidade de estudos que pode ampliar suas chances de encontrar boas vagas no mercado de trabalho. Veja aqui mais detalhes sobre as vagas, inscrições e salários.
Conheça o curso Técnico em Papel e Celulose SENAI 2025
O curso técnico em Papel e Celulose SENAI 2025 é um curso formulado para que alunos e estudantes terão acesso à matéria especializada para a indústria de papel e celulose.
Caso nunca tenha ouvido falar dessa modalidade de curso técnico, saiba que você poderá ter acesso a tópicos matéria-prima até processos de produção e tecnologias utilizadas na fabricação de papel e celulose.
Além disso, há matérias específicas e laboratoriais onde os estudantes terão acesso ao conhecimento sobre diferentes tipos de árvores e materiais fibrosos usados na produção de celulose.
Dessa forma, o estudo e a grade curricular do curso englobam também métodos de colheita e processamento de materiais. Ou seja, conteúdos que permitem que o profissional do SENAI atue em vários segmentos.
Ficou interessado? Abaixo a gente te conta tudo sobre o curso, vagas disponíveis para 2025 e salários que você poderá receber ao finalizar o curso técnico no Senai.
O que se faz no curso de papel e Celulose?
O curso do Senai aborda os aspectos ambientais e de sustentabilidade relacionados à indústria de papel e celulose, enfatizando práticas de produção responsável e conservação dos recursos naturais.
Os estudantes também são treinados em técnicas de controle de qualidade e análise de laboratório, usadas para garantir que o produto final atenda aos padrões de qualidade exigidos pelos clientes e pela lei.
-
Introdução à Indústria de Papel e Celulose:
-
Química da Celulose e Processos de Fabricação:
- Estrutura molecular da celulose
- Processos de branqueamento
- Reações químicas na produção de celulose
-
Tecnologia de Produção de Polpa:
- Processos de digestão e polpação
- Separação de fibras
- Controle de qualidade da polpa
-
Processos de Fabricação de Papel:
- Preparação de massa
- Formação do papel
- Secagem e acabamento
-
Tecnologia de Recuperação e Reutilização de Subprodutos:
- Recuperação de produtos químicos
- Geração de energia a partir de resíduos
- Reutilização de subprodutos na indústria
-
Gestão Ambiental na Indústria de Papel e Celulose:
- Regulamentações ambientais
- Práticas de sustentabilidade
- Redução de impactos ambientais
-
Controle de Qualidade e Análise de Laboratório:
- Métodos de análise físico-química
- Resistência e durabilidade do papel
- Qualidade do produto final
O curso técnico em Papel e Celulose do Senai também inclui estágios, que é o momento em que o estudante poderá aplicar na prática o que vêm aprendido em sala de aula.
Quanto custa o curso técnico do Senai?
Os valores de cursos dependem de acordo com a unidade. Assim sendo, há cursos técnicos gratuitos, online e EaD, bolsas de estudos, mas também há modalidades pagas.
Dessa forma, os valores variam entre R$ 49,90 até R$ 459,90 de mensalidade. Os valores podem ser mais altos, ou mais baixos, dependendo do lugar, da região e da unidade de estudos.
Além disso, para garantir que mais estudantes tenham a oportunidade de realizar o curso, há algumas formas de estudar pagando pouco ou nada:
- Através das bolsas de estudo oferecidas pelas unidades à alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
- Cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo Mundo Senai;
- Através das bolsas de estudos oferecidas através do programa de jovem aprendiz (aqui a gente te conta mais sobre o programa de jovem aprendiz).
Ficou interessado? Conheça aqui as vagas abertas para estudar papel e celulose no Senai em 2025. Há unidades espalhadas em todo o país que poderão te ajudar na sua caminha de estudos.
Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.