Mecânico de Usinagem no Senai: curso, materiais e mercado de trabalho

Torne-se um Mecânico de Usinagem no Senai: a sua oportunidade de se especializar na área e elevar o seu currículo. E abaixo a gente te conta tudo sobre o curso, materiais necessários e vagas de emprego.

mecânico de Usinagem no Senai
Fonte: Reprodução | Senai

 

Como se tornar um Mecânico de Usinagem no Senai? 

Você está considerando se tornar um mecânico de Usinagem no Senai? Esse pode ser o seu ano para iniciar os seus estudos, pois há vaga abertas no Senai e você pode aproveitar para se inscrever. 

Profissionais qualificados na área de indústria manufatureira são sempre essenciais para garantir a eficiência e a qualidade dos produtos fabricados. E por esta razão, sempre há procura por esses profissionais em fábricas e empresas.

Pensando nisso, o curso para se tornar um mecânico de Usinagem no Senai pode ser a oportunidade para quem deseja ingressar nesse setor, e ainda quer escolher uma boa escola, com diploma reconhecido no mercado.

Com os cursos do Senai, você não somente tem mais chances de estudar, como também pode aproveitar dos certificados de formação, que são reconhecidos tanto no Brasil, quanto fora. 

Como funciona para se tornar um mecânico de Usinagem? 

Agora que você já sabe que para se tornar um mecânico de Usinagem no Senai, é necessário se inscrever no curso, você também precisa saber o que poderá encontrar, como matérias e cronograma de estudos.

Em forma de tópicos, respondemos para você algumas perguntas que podem surgir ao longo desse percurso para se tornar um mecânico de Usinagem no Senai: 

  • O curso também vale para quem é iniciante? Na realidade, o curso é exatamente para iniciantes, quem ainda não teve contato com a área, mas quer estudar; além disso, quem é intermediário, também se forma com técnicas avançadas; 
  • O que você será capaz de fazer depois do curso? Ao se tornar um mecânico de Usinagem no Senai, você será capaz de operar, ajustar e programar máquinas-ferramenta, como tornos, fresadoras, retíficas e centros de usinagem.
mecânico de Usinagem no Senai
Fonte: Reprodução | Senai

 

E logo após o estudo das normas e conteúdos básicos, o aluno do curso do Senai avança para o aprendizado prático em máquinas convencionais e CNC (Comando Numérico Computadorizado), abordando operações como torneamento, fresagem, retificação e furação.

Qual o tempo de duração do curso? 

Para se tornar um mecânico de Usinagem no Senai, é necessário checar quanto tempo a unidade que você estuda estipula para finalização do curso. Assim sendo, ele poderá variar entre 200 e 1.200 horas.

Além disso, cursos básicos podem ser concluídos em aproximadamente seis meses, enquanto cursos mais avançados podem durar até dois anos, como ocorre com os cursos técnicos do Senai.

O que é necessário comprar de material para o curso? 

Calma, pois não é necessário gastar muito! Isso porque o próprio Senai já oferece aos estudantes uma infraestrutura de ponta e pelo uso de materiais e equipamentos modernos em seus cursos (sem custo extra). 

Então, você terá contato com a prática do seu curso, sem precisar pagar mais caro por isso, ou ainda pagar pelo uso dos laboratórios. Logo, tudo está incluso no valor real do curso, sem adicionais do curso de mecânico de Usinagem no Senai.

mecânico de Usinagem no Senai
Fonte: Reprodução | Senai

 

Além das máquinas, os alunos utilizam uma variedade de ferramentas de medição e controle:

  • Paquímetros
  • Micrômetros
  • Relógios comparadores
  • Projetores de perfil

Portanto, vale a pena considerar sua inscrição para se tornar um mecânico de Usinagem no Senai! Abaixo você consegue mais detalhes sobre o mercado de trabalho e vagas de emprego disponíveis.

Como é mercado de trabalho para Mecânico em Usinagem

O mercado de trabalho para o Mecânico de Usinagem é bastante promissor, especialmente em um país com uma forte base industrial como o Brasil.

mecânico de Usinagem no Senai
Fonte: Reprodução | Senai

 

Profissionais qualificados são altamente demandados em setores como a indústria automobilística, aeronáutica, metalúrgica, naval e de bens de consumo. Ou seja, há muitas vagas para você aproveitar. 

O conhecimento em usinagem CNC é particularmente valorizado, devido à crescente automatização dos processos industriais. Portanto, aproveite as vagas abertas e se cadastre com o seu currículo. Bons estudos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.