Moodle SENAC: Passo a Passo Simples para Acessar

Camila Ribeiro

19 de fevereiro de 2024

Hoje é dia de descobrir como usar o Moodle SENAC e, sem dúvida, você vai se surpreender com a facilidade nesse processo. Então, venha com a gente nesse passo a passo para começar a assistir as suas aulas de qualquer lugar.

Dois alunos estão sentados dentro de uma sala de estudos. Ambos estão na frente de um notebook e acessam o Moodle SENAC
Imagem: Reprodução/Freepik

O que é o Moodle do SENAC?

O Moodle é um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (LMS) de código aberto. Ele, portanto, é utilizado por escolas, universidades, organizações sem fins lucrativos e empresas em todo o mundo.

Este sistema oferece uma gama de recursos aos educadores para criar cursos personalizados conforme as necessidades dos alunos.

Tais recursos incluem a criação de conteúdo, utilizando texto, imagens, vídeos, áudio e atividades interativas.

Há uma facilidade para o gerenciamento de alunos, envolvendo registro, inscrição e acompanhamento do progresso. Além disso, em termos de avaliação, a plataforma permite a criação e gestão de testes, tarefas e questionários.


Passo a passo para acessar o Moodle Senac

Para acessar o Moodle Senac, não existem muitos segredos, de modo que o primeiro passo é acessar o endereço da escola em seu estado, neste exemplo usamos o DF (Distrito Federal): https://moodle.df.senac.br/login/index.php.

Uma menina está sentada no sofá. Enquanto ela assiste aula em seu notebook pelo Moodle SENAC, ela faz anotações em seu caderno
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Então, você verá duas opções que te darão acesso ao espaço virtual: Nome de usuário (onde você deve inserir o nº da matrícula) e Senha (onde é necessário digitar o nº da matrícula também).

Depois que você fizer o seu primeiro acesso, há a possibilidade de trocar a senha. Inclusive, o cadastro é feito pela secretaria da Faculdade Senac em seu estado.

Após efetuar o login, você verá a página inicial do Moodle Senac, onde terá acesso às atividades das suas aulas. Em caso de dificuldade, não deixe de buscar orientação com os profissionais da escola.

Por fim, agora você já sabe como o Moodle SENAC tem um acesso simplificado. E claro, você precisa procurar o site da sua região, e se tiver dúvidas, lembre-se que você pode consultar um profissional do Senac para te auxiliar no seu primeiro acesso.

Um rapaz estão de cabeça baixa enquanto escreve no seu caderno. Ele estuda com um headphone na cabeça

O que é e como funciona o Senac?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição privada, sem fins lucrativos. Ela oferece cursos de educação profissional voltados para o comércio de bens, serviços e turismo.

O Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esta, portanto, é uma entidade representativa do comércio brasileiro,  é composto por federações estaduais do comércio.

Na escola, aliás, você encontra cursos de diversas áreas, incluindo Administração, Comércio, Gastronomia, Hotelaria, Informática, Moda, Saúde e Turismo. Assim, o Senac oferece opções presenciais e a distância, variando sua duração de algumas horas a alguns anos.

Destinados a pessoas de todas as idades e níveis de escolaridade, os cursos do Senac abrangem oferecem não apenas formação inicial e continuada. Afinal, você encontra até cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

Os cursos de formação inicial e continuada visam àqueles que desejam iniciar ou aprimorar seus conhecimentos em uma área profissional.

Uma menina está sentada em uma mesa enquanto usa o seu notebook
Imagem: Reprodução/Freepik

Já os cursos técnicos são direcionados a indivíduos que buscam qualificação para o mercado de trabalho. Por outro lado, os cursos de graduação e pós-graduação atendem àqueles que desejam ter um diploma de nível superior.

Sem dúvida, estamos falando de uma instituição é vital para a educação profissional no Brasil. Ela fornece cursos de qualidade que contribuem significativamente para a qualificação profissional, impulsionando o desenvolvimento do comércio e do turismo no país.

Como assistir aula EAD no Senac?

Para assistir às aulas EAD no Senac, é necessário seguir alguns passos simples. O Moodle SENAC, portanto, pode ficar mais reservado aos cursos de graduação e pós, não deixe de se atentar a este detalhe.

  1. Acesse o site do Senac EAD;
  2. Em seguida, faça login na sua conta utilizando seu CPF e senha;
  3. Selecione o curso matriculado;
  4. Escolha a aula desejada;
  5. A aula será aberta em uma nova janela;
  6. Você pode assistir à aula online ou baixá-la para visualização offline.

Ao clicar em “Play“, a aula começará, de modo que você terá a opção de pausar, avançar ou retroceder conforme necessário.

Para assistir off-line, basta clicar em “Baixar” e a aula será transferida para seu computador, permitindo visualização sem conexão à internet.

MAIS LIDAS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.