Curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025: Inscrições e Vagas

Camila Ribeiro

19 de abril de 2024

Já pensou em fazer um curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025? As vagas e turmas de 2025 já estão abertas, e uma das oportunidades pode ser sua. Ficou interessado? Confira abaixo mais informações e detalhes. 

Curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | SENAI MT 

 

Conheça o Curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025

O curso Técnico em Eletromecânica do SENAI 2025 é um curso de formação profissional, ou seja, através dele o estudante pode atuar diretamente na área relacionada na profissão. 

Assim sendo, o curso combina duas áreas de conhecimento diferentes: eletricidade e mecânica. Além disso, através dele é possível encontrar várias possibilidades de atuação em fábricas e outros setores.

Dessa forma, vagas de manutenção industrial, automação, instalação e reparo de equipamentos eletromecânicos, entre outras, podem ser ocupadas por estudantes que se formaram no curso de eletromecânica.

Curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Freepik

 

Dentro do curso oferecido pelo SENAI, os estudante terão contado com matérias teóricas e também com práticas laboratoriais, colocando todo o conteúdo teórico em prática, tais como: 

  • Circuitos elétricos
  • Máquinas elétricas
  • Automação industrial
  • Sistemas pneumáticos e hidráulicos
  • Desenho técnico
  • Manutenção preventiva e corretiva, e etc.

Dentro do curso, será necessário finalizar horas de estágio, ou seja, o aluno deve cumprir determinadas horas para que consida seu diploma. Assim, elas podem ser realizadas nas empresas parceiras do SENAI. 

Ficou interessado? Abaixo a gente te conta mais informações sobre o curso, valores e onde é possível estudar eletromecânica no SENAI

Quanto tempo é o curso de Eletromecanica do SENAI?

O tempo de duração do curso pode variar de acordo com a carga horária e a modalidade oferecida pela unidade do SENAI que você escolheu para estudar.

Por exemplo, há unidades que só oferecem os cursos somente aos sábados, enquanto há outras unidades que possuem aulas todos os dias. Assim, quanto mais aulas durante a semana, mais rápido o estudante pode finalizar o curso.

Curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | G1 

 

Assim sendo, os cursos técnicos do SENAI têm carga horária variável entre 800 a 1600 horas, ou seja, entre 1 ano e meio até 2 anos de estudo, dependendo da organização do calendário escolar do SENAI que você for estudar. 

Os cursos técnicos do SENAI dão diploma? 

Ao concluir o curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025, ou seja, entregar todas as atividades, atingir a presença mínima, além da nota mínima em todas as provas. 

Finalizadas todas as obrigações, os estudantes podem conseguir o diploma do Senai. Logo, não é possível conseguir o diploma além de cumprir tais atividades + horas complementares + horas de estágio. 

  • Também há a possibilidade de fazer certificações adicionais, como NR-10 (Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e outros dipomas de aperfeiçoamento.

A demanda por profissionais com conhecimentos em eletromecânica é constante, especialmente nas industrias de  automação e a manutenção eficiente, essenciais para o funcionamento de equipamentos e processos produtivos.

Qual o salário de um técnico em Eletromecanica?

Os salários de um estudante que acabou de se formar no curso técnico é bem variável. No entanto, de acordo com a Revista Vagas.com, as médias variam entre R$ 2.273,00 até R$ 3.878,00. Portanto, entenda que é uma média!

Curso Técnico em Eletromecânica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | SENAI 

 

Há várias formas de trabalhar como técnico em eletromecânica: celetista ou autônomo, principalmente. Assim sendo, seu salário pode ser bem mais alto, dependendo da quantidade de serviço que você pegar, e também da modalidade de trabalho que escolher. 

MAIS LIDAS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.