Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025: Inscrições e Vagas Grátis

Camila Ribeiro

26 de maio de 2024

Já pensou em fazer um curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025? As vagas para os alunos de 2025 estão abertas e você já pode realizar sua inscrição. Veja aqui mais informações sobre o curso, valores e vagas gratuitas.

Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | SENAI 

Conheça o curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025

O curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025 é um curso de nível profissional e técnico que oferece aos alunos contato com áreas como elétrica e eletrônica e várias oportunidades no mercado de trabalho.

O curso de Eletrotécnica permite aos estudantes trabalhar em várias áreas industriais, fabris e até como autônomo, o que pode aumentar os rendimentos mensais do estudante.

Assim sendo, o curso é oferecido pela grande maioria das unidades do Senai em 2025. Logo, o processo de inscrição é super simples e não burocrático. 

Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | SENAI 

Primeiramente, entenda que o curso possui uma demanda presencial, uma vez que parte das aulas precisam ser realizadas em laboratórios. Portanto, é importante possuir organização para realizar as aulas. 

Ficou interessado? Abaixo a gente te conta todas as informações que você precisa saber sobre o curso, vagas gratuitas do SENAI, duração e qual o valor do curso.

oportunidades

Veja todas as oportunidades de cursos do SENAI e do SENAC este ano!

Inscrição, Vagas Grátis, Curso, Duração e mais!

Acessar!
Você permanecerá no site atual

Quanto tempo dura o curso técnico em eletrotécnica? 

A duração típica do curso técnico em eletrotécnica no SENAI varia entre 3 e 4 semestres. Ou seja, será necessário estudar pelo menos por 1 anos e meio até conseguir o diploma. 

Assm sendo, durante o curso, os alunos estudam uma variedade de disciplinas teóricas e práticas relacionadas à eletricidade, eletrônica e suas aplicações industriais e comerciais.

O que faz um curso técnico de eletrotécnica?

A grade curricular do Senai 2025 é bem extensa e, dessa forma, os alunos precisam se organizar para realizar as aulas presenciais, que ocorrerão em sala de aula ou em laboratórios especializados. 

Assim sendo, você pode encontrar algumas matérias no Senai, tais como: 

Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Findes
  1. Fundamentos de eletricidade: princípios básicos da eletricidade, corrente elétrica, voltagem, resistência, leis de Ohm, potência elétrica, e etc;

  2. Instalações elétricas: projeto, instalação e manutenção de sistemas elétricos em residências, edifícios comerciais e industriais;

  3. Comandos elétricos: dispositivos de comando elétrico, contatores, relés, temporizadores e sensores;

  4. Eletrônica de potência: dispositivos semicondutores de potência, diodos, transistores e tiristores, e em técnicas para o controle e conversão de energia elétrica;

  5. Automação industrial: sistemas automatizados comuns em ambientes industriais, incluindo controladores lógicos programáveis (CLPs), interfaces homem-máquina (IHMs), sistemas de supervisão e controle (SCADA) e redes de comunicação industrial;

  6. Segurança elétrica: procedimentos de segurança essenciais para trabalhar com eletricidade, incluindo normas de segurança, proteção contra choques elétricos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e procedimentos de primeiros socorros.

O que é preciso para conseguir um diploma de Técnico pelo Senai? 

Acima, você descobriu quais serão as matérias que você irá estudar no curso, é importante saber o que é preciso para conseguir o seu diploma ao final do curso. 

Curso Técnico em Eletrotécnica SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Freepik
  1. Realizar e entregar todas as atividades solicitadas; 
  2. Tirar as notas mínimas em cada uma das provas; 
  3. Possuir pelo menos 75% de presença nas aulas (teóricas e laboratoriais); 
  4. Essas e outras informações estão disponíveis no portal do aluno (confira mais sobre o portal do aluno Senai).

Dessa forma, assim que você finalizar as aulas, entregar as atividades e também tirar as notas médias, você pode conseguir o diploma de conclusão dos seus estudos. 

Qual é o salário de um técnico em eletrotécnica?

De acordo com o Vagas.com, o salário médio de um técnico em eletrotécnica é de R$ 2.632,00 até R$ 3.511,00. Mas, os valores se tratam de médias e o profissional também pode receber mais dependendo da modalidade de emprego que escolher. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.