Curso Técnico em Internet das Coisas SENAI 2025: Vaga Grátis

Camila Ribeiro

22 de maio de 2024

Quem ainda não conheceu o curso técnico em Internet das Coisas SENAI 2025, tem a oportunidade de ver seus principais detalhes agora! Então, venha explorar o que se aprende nesta formação, as funções deste profissional, quanto este profissional ganha, e claro, falamos muito mais!

Uma pessoa tocando em um holograma. É possível ver uma mulher que observa a ação
Imagem: Reprodução/Freepik

O que um técnico de Internet das Coisas faz?

O técnico em Internet das Coisas (IoT) é um profissional que deve ser cada vez mais procurado nos próximos anos. Ele é capacitado para projetar, desenvolver, implementar e gerenciar soluções que conectam objetos físicos à internet.

Sua atuação, portanto, abrange desde a seleção de sensores e atuadores, até a criação de plataformas de monitoramento e controle, passando pela programação de sistemas embarcados e pela comunicação com redes sem fio.

Ele pode assumir diferentes responsabilidades em sua atuação, como, planejar e projetar soluções de IoT. Neste caso, ele define os objetivos da solução, identifica os dispositivos necessários, escolhe os protocolos de comunicação e desenha a arquitetura do sistema.

Outra atividade é a de programar sistemas embarcados, desenvolvendo softwares para microcontroladores e outros dispositivos embarcados. Ele também pode implementar soluções de IoT, instalando e configurando hardware e software, integrando dispositivos à rede e realizando testes de funcionamento.

Além disso, outra responsabilidade que pode ficar sobre este profissional, é a de gerenciar e monitorar soluções de IoT e garantir a segurança das soluções do sistema e toda tecnologia para integração dos objetos à rede.

Uma estudante na calçada da escola. Ela está sentada e mexendo em seu celular
Imagem: Reprodução/Freepik

Quanto ganha um técnico de Internet das Coisas?

O salário de um técnico em Internet das coisas tem base principalmente na sua experiência e formação. Claro que a empresa empregadora também tem uma forte influência, de modo que este profissional ganha em média hoje, em torno de R$ 3.500,00 por mês.

OPORTUNIDADES

SENAI e SENAC

Veja todas as oportunidades de cursos do ano!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que se estuda em Internet das Coisas?

O curso técnico em Internet das Coisas do SENAI 2025 aborda uma ampla gama de tópicos relacionados à área. Então, você verá desde os conceitos básicos até as tecnologias mais recentes.

1. Básico:

  • Eletrônica Aplicada à Sistemas de Automação e TI;
  • Fundamentos da Metrologia e Desenho Técnico;
  • Gestão de Projetos de Automação e TI.

2. Específico I: 

  • Fundamentos do Desenvolvimento de Software;
  • Programação de Drivers para Dispositivos de Automação;
  • Manutenção de Sistemas Embarcados.

3. Específico II:

  • Projetos de Interfaces Eletrônicas;
  • Manutenção de Sensores e Dispositivos de Automação;
  • Instalação de Sensores e Dispositivos de Automação.

4. Específico III:

  • Desenvolvimento de Interface de Usuário para IoT;
  • Redes de Comunicação para IoT;
  • Manutenção de Redes de Comunicação.
Três alunos do curso técnico em Internet das Coisas SENAI 2025. Eles mexem no celular e ao fundo há inúmeras animações relacionadas à tecnologia e internet
Imagem: Reprodução/Freepik

Aliás, para conferir a lista completa, recomendamos visitar a página do curso e verificar a matriz do curso.

Quanto tempo dura o curso técnico no SENAI?

O curso técnico em Internet das Coisas do SENAI tem duração de dois anos, com carga horária total de 1.300 horas. Dessa forma, o curso é oferecido na modalidade presencial, com aulas em laboratórios e oficinas. Contudo, algumas unidades podem oferecer a opção de formação semipresencial.


Como se inscrever no Curso Técnico em Internet das Coisas SENAI 2025 (grátis)

O processo de inscrição no curso técnico em Internet das Coisas do SENAI pode ser diferente de acordo com a unidade do SENAI. No entanto, de modo geral, as etapas são as seguintes:

  • 1. Acesse o site do SENAI: procure pelo portal da sua região e entre na página do curso técnico em Internet das Coisas;
  • 2. Verifique a disponibilidade de vagas: na página, você pode ver a data para matrícula e se há vagas disponíveis;
Um estudante usa o notebook para ver as aulas do curso técnico em Internet das Coisas SENAI 2025. Na mesa em que ele está tem uma Alexa e ilustrações em cores roxa e vermelha
Imagem: Reprodução/Freepik
  • 3. Leia o edital: é fundamental ler atentamente o edital do curso para se informar sobre os requisitos para inscrição. Assim, você ficar sabendo das datas de inscrição, a documentação necessária e outros detalhes do processo seletivo;
  • 4. Faça sua inscrição: se as vagas estiverem disponíveis e você atender aos requisitos, faça sua inscrição online ou presencialmente na unidade do SENAI.
  • 5. Se for selecionado: após o resultado, se você for selecionado, será necessário se matricular no curso e apresentar a documentação exigida.

Atenção, pois, algumas unidades oferecem o curso como gratuidade, nestes casos você pode se formar sem o custo da mensalidade. Outras opções para estudar no Senai de graça, é participar dos processos seletivos para bolsas integrais, e outras ofertas de cursos gratuitos.

Por fim, não deixe de verificar se o curso técnico em Internet das Coisas SENAI 2025 está disponível em sua região. Caso não encontre as informações que busca no site, faça uma visita à unidade para obter detalhes com os profissionais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.