Curso Técnico em Mineração SENAI 2025: Vagas Grátis

Camila Ribeiro

26 de maio de 2024

Se interação por mineração? Legal, pois com o curso técnico em Mineração SENAI 2025, você pode aprender tudo sobre a área, e ainda ter a chance de trabalhar no segmento. Quer saber como funciona? Continue lendo e veja os detalhes!

Dois mineradores
Fonte: Reprodução / SENAI PR

O que é o curso técnico em Mineração SENAI 2025?

Em primeiro lugar, o curso técnico em Mineração SENAI 2025 foi desenvolvido para capacitar pessoas à executar e supervisionar operações de amostragem e ensaios de caracterização de minérios, dando suporte às frentes de lavra, no tratamento de minério, controles laboratoriais e pesquisa geológica.

Nesse contexto, os alunos do curso vão aprender não apenas sobre Mineração, mas também sobre Geotecnia e Hidrogeologia, saindo capacitados para realizar processos de amostragem, desenvolverem projetos de Mina e Lavra, e também fazer a gestão de processos de beneficiamento de minério.

OPORTUNIDADES

SENAI e SENAC

Veja todas as oportunidades de cursos do ano!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Vale ressaltar que os alunos deste curso do SENAI têm aulas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Qualidade e Produtividade e Saúde e Segurança no Trabalho, voltadas especificamente a atuação na área de mineração, para operar conforme as normas estabelecidas para a área.

Então, ao final do curso, o profissional sairá qualificado para lidar com projetos na Mineração, onde poderá aplicar topografia e realizar a caracterização mineral, utilizando conceitos de Indústria 4.0, promovendo processos industriais sustentáveis.

Quem pode fazer esse curso do SENAI?

Caso você tenha interesse em fazer o curso técnico em Mineração SENAI em 2025, saiba que é necessário cumprir os requisitos estabelecidos pela instituição; são eles:

  • Ter no mínimo 16 anos de idade completos;
  • Estar cursando a partir do 2º ano no Ensino Médio, ou estar cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA) nível Médio, ou já ter concluído a educação básica;
  • Ter disponibilidade para participar das aulas (presenciais e online).
Alunos SENAI Amapá
Fonte: Reprodução / SENAI Amapá

Ao se matricular, o candidato também deverá escolher a modalidade de estudo em que vai seguir o curso (presencial ou EaD), e caso opte por fazer à distância, será necessário verificar se atende também aos requisitos de configuração e internet, para ter acesso às aulas.

Quanto tempo dura o curso técnico em Mineração?

A princípio, este curso do SENAI possui um período de duração variável, que depende da carga horária semanal e modalidade de estudo escolhida pelo aluno no início da matrícula.

O curso técnico em Mineração SENAI possui atualmente uma carga horária total de 1200 horas, o que representa uma duração média de dois anos.

Quanto custa o curso técnica em Mineração SENAI em 2025?

Antes de mais nada, é importante lembrar que grande parte dos cursos do SENAI são pagos, e isso não é diferente com o curso técnico em Mineração.

Alunos SENAI Paraíba
Fonte: Reprodução / SENAI PB

No entanto, o valor de investimento varia bastante de uma região para outra, além de ter seu custo influenciado pela modalidade de estudo no qual é desenvolvido. Assim, o curso técnico em Mineração SENAI em 2025 custa cerca de R$ 6 mil.

Existem vagas grátis para o curso de Mineração?

Por se tratar de uma área de trabalho bem específica, o curso técnico em Mineração SENAI é oferecido somente em algumas unidades da instituição, com abertura de turmas esporadicamente, e vagas bem limitadas, conforme a viabilidade de realização e demanda.

Também oferecido de forma gratuita pelo Programa de Gratuidade Regimental do SENAI (PGR), uma iniciativa que oferece bolsas de estudo que podem ser solicitadas por pessoas que se enquadram em situação de baixa renda e tenham interesse no curso.

Como se inscrever no curso técnico em Mineração SENAI 2025?

Agora que você já sabe tin tin por tin tin do curso de Mineração, vem acompanhar como se inscrever de forma simples:

  • Primeiramente, acesse o portal do SENAI de seu estado. Aqui, estamos usando como exemplo o SENAI Ceará, então, clique aqui;
  • Em seguida, selecione a opção “Educação Profissional para você“;
Portal SENAI Ceará
Fonte: Reprodução / SENAI
  • Na aba “Para você“, clique em “Cursos“;
  • Agora, confira se existem inscrições abertas para o curso técnico em Mineração em uma unidade próxima de você e caso haja, clique em “Comprar“;
  • Faça cadastro no site fornecendo seu CPF, e-mail e uma senha, seguindo as orientações da página;
  • Feito isso, informe os dados solicitados e conclua a matrícula;
  • Escolha a forma de pagamento da matrícula e efetue o pagamento;
  • Pronto, agora é só aguardar o início das aulas.

Viu como é fácil? Agora você já pode começar suas aulas seguindo a modalidade que você escolheu! Por fim, acompanhe o vídeo abaixo, e fique de olho em outros conteúdos aqui do portal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.