Técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025 (Vagas)

Camila Ribeiro

4 de julho de 2024

Pensando em fazer o curso técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025? As vagas estão abertas para novas turmas e você pode realizar sua inscrição em alguns cliques. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o curso. 

Técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Freepik

 

Sobre o curso técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025

O curso Técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025 trata-se de um curso de formação profissional e de aperfeiçoamento que prepara o estudante para trabalhar em vários setores do mercado de trabalho.

Assim sendo, a formação técnica é voltada para preparar profissionais para atuarem na prevenção de acidentes e também na promoção da saúde no ambiente de trabalho. 

Técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Freepik

 

É um curso técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025 é reconhecido pelo MEC e valorizado no mercado de trabalho e por empresas parceiras, especialmente em indústrias que priorizam a segurança ocupacional.

Dessa forma, o curso admite duas modalidades: presencial e online e, no último caso, o estudante pode encontar maior flexibilidade de estudos e em outras modalidades. Veja aqui mais informações sobre o curso. 

Quanto tempo dura o curso técnico de segurança do trabalho Senai?

Todo os cursos técnicos, independente da instituição, possuem formação mínima de 3 semestres. Ou seja, o estudante precisará estudar pelo menos 1 ano e meio para finalizar seu curso. 

Assim sendo, no caso do curso oferecido pelo Senai, o estudante encontrará 1.200 horas de estudo, o que totalizarão de 3 a 4 semestres para concluir.

técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025
Fonte: Reprodução | SENAI SP 

 

Portanto, os valores dependem da grade curricular do curso. Logo, para unidades que possuem aulas aos finais de semana, os alunos precisarão de mais tempo para concluir o curso. 

Em casos de unidades que possuem mais aulas ao longo da semana, será possível conseguir o diploma até o final de 3 semestres, desde que cumpra todas as atividades e atinga pelo menos a nota mínima em cada uma das disciplinas.

Qual o valor do curso técnico Segurança do Trabalho?

O valor dos curso também sofre variações de acordo com a unidade de estudo de cada estudante. Além disso, as regiões também alteram-se a média de preço de cada um dos cursos. 

Técnico em Segurança do Trabalho SENAI 2025
Fonte: Reprodução | Freepik

 

No entanto, de modo geral, o valor da mensalidade varia entre R$ 29,90 até R$ 900,00 (confira mais informações aqui). 

  • Também existem vagas gratuitas disponíveis aos estudantes que pretendem estudar EaD – Ensino à Distância: confira mais detalhes na plataforma Mundo Senai

Quais são as matérias do curso de técnico de segurança do trabalho?

  1. Legislação Trabalhista e Normas Regulamentadoras (NRs): legislação trabalhista brasileira, NRs que estabelecem requisitos e diretrizes para a segurança e saúde no trabalho em diversos setores.

  2. Higiene Ocupacional: identificação, avaliação e controle dos agentes ambientais que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

  3. Prevenção e Controle de Riscos: técnicas para identificar, avaliar e controlar os riscos de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs).

  4. Prevenção de Acidentes: causas e consequências dos acidentes de trabalho, bem como estratégias para preveni-los, análise de incidentes, investigação de acidentes e elaboração de planos de prevenção.

  5. Ergonomia: princípios da ergonomia aplicados ao ambiente de trabalho, projeto de postos de trabalho, análise ergonômica, prevenção de lesões musculoesqueléticas e promoção do conforto e bem-estar dos trabalhadores.

  6. Gestão de Segurança do Trabalho: organização e gestão da segurança ocupacional nas empresas, elaboração de programas de segurança, treinamento de funcionários, auditorias internas, entre outros aspectos.

Assim sendo, a grade curricular dos cursos do Senai é bem diversa. Dessa forma, os estudantes possuem um leque maior de estudo, aulas laboratoriais e diplomas de conclusão de técnico em segurança do trabalho ao final do curso. 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.