O que é PROUNI e como Funciona: Inscrição, Dicas e Regras

Edição

17 de abril de 2024

Se você não sabe o que é PROUNI e como Funciona, sem dúvida, começou a ler o artigo ideal para entender este programa. Hoje trouxemos as informações indispensáveis para quem sempre quis conhecer melhor o ProUni!

Um grupo de quatro alunos veem um vídeo no celular sobre o que é PROUNI e como Funciona
Imagem: Reprodução/Freepik

Como funciona o ProUni? Tem que pagar?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%).

Dessa forma, as bolsa se destinam a participantes de baixa renda que pretendem ingressar em faculdades particulares de todo o Brasil.

Para participar, você precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter obtido nota mínima de 450 pontos na prova, sem ter zerado a redação. Todo o processo de inscrição ocorre exclusivamente pelo site do ProUni.

Além disso, não, você não precisa pagar nada para se inscrever no Prouni. As inscrições são gratuitas e o processo seletivo ocorre duas vezes por ano, para o primeiro e segundo semestre.

Ao obter a aprovação, com a bolsa parcial, você terá que arcar com 50% do custo da universidade. Já com uma bolsa integral, não é necessário realizar nenhum pagamento à instituição de ensino.

A mulher segura seu caderno e olha para a câmera. Ao fundo passam diversos estudantes
Imagem: Reprodução/Freepik

Quem tem direito a bolsa de 100% no Prouni?

Para ter direito à bolsa de 100% no ProUni, você precisa atender a alguns critérios do programa. Entretanto, ele está atrelado a um fator socioeconômico.

Desse modo, é indispensável ter renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Atrelado a isso, é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.

Informações

Veja todas as oportunidades e cursos do ano

Cursos, Áreas, oportunidades e mais!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quais faculdades fazem parte do Prouni?

Hoje, mais de 1.400 faculdades particulares participam do Prouni, oferecendo bolsas em diversos cursos de graduação.

Portanto, você pode consultar a lista completa de instituições e cursos no site do programa durante o período de inscrição.

Outra maneira é, digitar o “nome da universidade + ProUni” no Google. Universidades que integram o programa normalmente têm uma página de suporte na web.

Um menino segura um notebook e duas colegas ao lado olham para a tela enquanto procuram o que é PROUNI e como Funciona
Imagem: Reprodução/Freepik

O que é a nota de corte?

A nota de corte é a menor nota que um candidato precisa ter para conseguir uma bolsa no ProUni em um determinado curso e instituição.

Na prática, a nota de corte varia de acordo com a concorrência para cada curso e bolsa, e é definida após o término das inscrições.


Dicas para passar no Prouni

Tem algumas dicas que podemos considerar universais como ler o edital acompanhar o portal oficial para ter atualizações. Mas além disso, reunimos mais algumas aqui para te ajudar:

  • Faça uma boa prova do Enem: a sua nota no Enem é o único fator que determina a classificação no Prouni. Por isso, é importante estudar para a prova e fazer uma boa pontuação;
  • Escolha cursos com menor concorrência: a concorrência para as bolsas do Prouni varia muito de acordo com o curso e a instituição. Então, pesquise a nota de corte dos cursos que você tem interesse e escolha aqueles com menor concorrência;
Uma professora em frente ao notebook faz sinal de positivo enquanto consulta o edital do ProUni
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Fique atento às datas importantes: as inscrições para o Prouni geralmente abrem no início de cada semestre. Fique atento às datas importantes e não deixe de se inscrever dentro do prazo;
  • Participe da lista de espera: se você não for selecionado na primeira chamada, não desanime! Você ainda pode participar da lista de espera.

Deu para entender bem o que é PROUNI e como Funciona? Não deixe de acompanhar as datas de inscrição para garantir a sua vaga!

Se não sabe por onde começar a se preparar, leia novamente as nossas dicas e as anote em um caderno, sem dúvidas, elas podem te ajudar.

 

MAIS LIDAS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Edição
Escrito por

Edição

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.