Curso Técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI 2025

Camila Ribeiro

26 de maio de 2024

Almejado por muitos, o curso técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI 2025 merece nossa atenção nos próximos minutos. Desse modo, se você quer garantir sua vaga, entender o que este profissional pode fazer, quanto ganha, entre outras informações, este artigo vai ser o seu guia.

Um estudante em frente a um computador aberto. Ele está no laboratório do Curso Técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

OPORTUNIDADES

SENAI e SENAC

Veja todas as oportunidades de cursos do ano!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

O que faz o técnico em manutenção e suporte em Informática?

Sem dúvida, o técnico em manutenção e suporte em Informática é um profissional fundamental nos dias atuais. Ele contribui para o bom funcionamento dos sistemas computacionais de empresas e residências.

Assim, ele pode atuar com instalação e configuração de hardware e software. Ou seja, o técnico monta, instala e configura computadores, notebooks, impressoras, redes e outros dispositivos. Além disso, ele é habilitado para instalar e configurar sistemas operacionais, programas e aplicativos.

Este técnico também está apto para realizar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos. Ou seja, limpando, lubrificando e substituindo peças desgastadas, e, quando necessário, reparando problemas de hardware e software.

Entre suas funções mais executadas, está o suporte técnico, ajudando usuários a resolver problemas com seus computadores, impressoras, redes e outros dispositivos.

Ah! Após a formação, o profissional pode fazer a montagem e desmontagem de redes. Isso inclui o trabalho com cabeamentos e outros componentes de rede, assim como a configuração de roteadores, switches e demais dispositivos de rede.

Uma estudante mexendo em um computador aberto. Ela está cursando o Curso Técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI 2025

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Qual o salário de um técnico em manutenção e suporte em Informática?

Entre os profissionais de T.I., este tem um salário considerado baixo para a área. Contudo, esse ponto pode variar muito conforme o profissional, que pode continuar evoluindo e se aprimorando com novas formações.

A média salarial para esse cargo no Brasil é de R$ 1.600,00 por mês. No entanto, é possível encontrar vagas que pagam até R$ 3.000,00 por mês.


O que se estuda no Curso Técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI 2025

O Curso Técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI oferece uma formação única. Os estudantes aprendem com foco em hardware, software, redes e suporte técnico. Entre o conteúdo que você verá, destacamos abaixo:

Dois estudantes sentados em frente a computadores. Eles estudam na sala de informática

 

Imagem: Reprodução/Freepik
  • Arquitetura de Redes de Computadores;
  • Fundamentos da Tecnologia da Informação;
  • Fundamentos de Informática;
  • Infraestrutura de Redes Lan e Wlan;
  • Manutenção em Periféricos e Fontes Chaveadas;
  • Montagem e Manutenção de Computadores;
  • Serviços de Rede Local;
  • Sistemas Operacionais.

O curso também oferece oficinas práticas onde os alunos podem colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. As oficinas abordam temas como montagem e desmontagem de computadores, instalação de sistemas operacionais, configuração de redes e muito mais.

Além das disciplinas acima, o Curso Técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI traz uma formação em ética profissional. Ou seja, o curso ensina aos alunos a importância da ética no trabalho com informática.

Como um curso completo, os estudantes também aprendem sobre o desenvolvimento de habilidades interpessoais. O resultado? É um curso que pensa totalmente na preparação para o mercado de trabalho, oferecendo orientação sobre como buscar emprego e se preparar para entrevistas.

Dois estudantes mexem em placas no laboratório do Senai. Eles estão sentados e usam a ferramenta de solda fria

 

Imagem: Reprodução/Freepik

Quanto tempo dura o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática Senai?

O curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática dura 1 ano e meio, com carga horária total de 1.200 horas. A formação, em sua maioria, é na modalidade presencial, com aulas em laboratório e workshops práticos.

Se você está interessado em fazer o Curso Técnico Manutenção e Suporte Informática SENAI 2025, não deixe de acessar o site do SENAI e faça sua inscrição.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.