ProUni e FIES 2025: Como usar os 2 Programas de uma vez?

Edição

28 de maio de 2024

ProUni e FIES 2025 são iniciativas do governo que colaboram com a democratização do acesso ao ensino superior. Mas tem como usar os dois ao mesmo tempo? Hoje nos fizemos esta questão, e você encontra a resposta ao aqui nesse artigo.

Uma amiga mostra os detalhes para usar o ProUni e FIES 2025 para outros dois colegas apontando para uma prancheta
Imagem: Reprodução/Freepik

Qual a diferença entre Prouni e Fies 2025?

Embora colaborem com a mesma finalidade na sociedade, existem diferenças pontuais entre ambas as iniciativas.

O Prouni é o Programa Universidade para Todos (Prouni) e oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.

Desse modo, ele é um programa gratuito, ou seja, o estudante não precisa pagar nada para estudar (na modalidade integral).

Informações

Veja todas as oportunidades e cursos do ano

Cursos, Áreas, oportunidades e mais!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Para participar, é necessário ter sua nota do Enem de uma das duas edições mais recentes e alcançar os requisitos dispostos no edital. Assim, as bolsas são concedidas de acordo com a renda familiar e a nota do Enem.

Já o Fies ou Fundo de Financiamento Estudantil, oferece financiamento com juros baixos ou até zero para estudantes de baixa renda. Ele também possibilita que os estudantes cursem o ensino superior em instituições privadas.

Um aluno de costas entrando em uma sala de eventos na universidade
Imagem: Reprodução/Freepik

Contudo, o Fies não é gratuito, uma vez que o estudante precisa pagar o financiamento após a conclusão do curso, com juros. Os requisitos para a participação não são tão diferentes do ProUni, e o acesso também é de graça.

Característica Prouni Fies
Tipo de programa Bolsa de estudo Financiamento
Custo Gratuito Pago após a conclusão do curso
Requisitos Enem com nota > 450, renda familiar Enem com nota > 450, renda familiar
Concessão Por nota do Enem e renda familiar Por nota do Enem e renda familiar

Pode ter Fies e Prouni ao mesmo tempo?

Sim, é possível ter Fies e Prouni ao mesmo tempo, pois se você for contemplado com uma bolsa Prouni parcial (50%), é possível usar o Fies para financiar a outra metade da mensalidade.

Mas é necessário que a instituição e o curso para o qual você foi contemplado com bolsa parcial do Prouni tenham oferta de vagas para financiamento e que você seja aprovado no processo seletivo do Fies. Entendeu? Falaremos melhor sobre este processo abaixo.

Quem passa no ProUni faz faculdade de graça?

Sim, quem passa no Prouni e recebe uma bolsa integral (100%) faz faculdade de graça. Desse modo, o estudante não precisa pagar nada para estudar, nem mensalidades ou taxas.

Dois colegas de faculdade olham as informações sobre o ProUni e FIES 2025 em um notebook em cima da mesa
Imagem: Reprodução/Freepik

Para ter direito à bolsa integral, basicamente, a renda familiar per capita precisa ser igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O que eu preciso para conseguir o Fies?

Para conseguir o Fies, você precisa ter feito o Enem ─ desde 2010 ─ e obtido nota superior a 450 pontos na média geral, sem zerar a redação.

Além disso, é necessário ter renda familiar per capita igual ou inferior a 3 salários mínimos para a bolsa parcial ou de 0,5 salário mínimo, se deseja concorre à bolsa integral.

Você também não pode estar inadimplente com o Fies ou com outros programas de financiamento estudantil.


Como usar o ProUni e FIES 2025 de uma vez

Para usar os 2 programas de uma vez é necessário ter atenção e se planejar, pois, você precisa se inscrever no Prouni e no Fies. Entretanto, deve ser aprovado em ambos os programas.

Uma estudante com beca de formatura segura o seu diploma e sorri. Alguns estudantes aparecem atrás sorrindo e comemorando
Imagem: Reprodução/Freepik

Durante a inscrição, nos dois sistemas, você deve optar pela bolsa parcial. É vital que o curso, instituição e turno sejam exatamente os mesmos em ambos os programas.

Então, muita atenção! Se você for contemplado com uma bolsa Prouni integral, não poderá usar o Fies. E não deixe de ler o edital de cada programa para entender completamente os detalhes para participar.

Em conclusão, é possível usar o ProUni e FIES 2025 ao mesmo tempo, e o processo exige programação, mesmo sendo simples.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Edição
Escrito por

Edição

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.