Curso de Química SENAI 2025: Inscrições e Vagas Grátis

Camila Ribeiro

16 de abril de 2024

Procurando por cursos pra estudar em 2025? Então conheça o curso de Química SENAI 2025: com ele, é possível atuar em setores privados e públicos, e ainda localizar oportunidades e concursos e altos salários. Confira mais abaixo.

Estudante de química em laboratório SENAI
Fonte: Reprodução | Blog SESI SENAI

Conheça o curso de Química SENAI 2025

O curso de Química SENAI 2025 é um curso oferecido por diversas instituições de ensino superior, incluindo o SENAI. No entanto, há algumas diferenças cruciais sobre o curso que você precisa saber antes de se matricular.

Primeiramente, que o curso (independente da modalidade), proporciona aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre matéria, suas propriedades, transformações e interações.

E, a partir desses conhecimentos, é possível atuar em diferentes áreas, incluindo laboratórios, hospitais, clínicas, fábricas e até salas de aula, se for a sua área.

Estudante de química em laboratório em aula prática
Fonte: Reprodução | Sistema FIEC

No entanto, caso sua intenção seja estudar no SENAI 2025, saiba que a instituição oferece modalidades de cursos presenciais e técnicos. Ou seja, caso procure por graduações, será necessário analisar outras escolas.

Ficou interessado? Abaixo a gente te conta mais informações sobre o curso, preço, onde estudar e como realizar sua inscrição em poucos cliques. Continue lendo abaixo.

oportunidades

Curso Técnico em Qualidade SENAI 2025

Inscrições e Vagas Grátis.

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Qual a diferença entre um curso técnico e graduação em Química?

Existem várias diferenças entre um curso técnico em química SENAI e uma graduação em Química. Assim, é importante saber quais das duas modalidades atendem as suas expectativas. Confira mais dados abaixo.

Qual o nível de ensino de um curso de química?

  • Curso Técnico em Química: programa profissionalizante de nível médio; habilidades práticas e conhecimentos específicos para a inserção rápida no mercado de trabalho, em razão de maiores oportunidades para técnico – os salários são ligeiramente mais baixos;
  • Graduação ou Licenciatura em Química: programa de ensino superior que confere um diploma de bacharelado ou licenciatura, fornecendo uma formação mais ampla e profunda na área de estudo escolhida; salários mais altos, mas com mercado de trabalho mais nichado.

Qual a duração de um curso de química em 2025?

  • Curso Técnico: de um a dois anos;
  • Graduação: quatro anos para o bacharelado e de três a quatro anos para a licenciatura.

Quais são os requisitos para estudar Química no SENAI?

Os requisitos para estudar Química no SENAI costumam variar entre idade mínima e nível de escolaridade. Em alguns unidades, também será necessário que o aluno seja aprovado no processo seletivo.

  • Diploma ou certificado de conclusão de nível médio;
  • 18 anos (idade mínima);
  • Aprovação em processo seletivo, se for o caso.
Curso de Química SENAI 2025
Fonte: Reprodução | PronaTEC

Algumas unidades do SENAI também podem apresentar requisitos adicionais, como a realização de cursos preparatórios ou até entrevistas – mas esse requisito é mais seletivo e não acontece em todos os casos.

Quanto custa estudar química no Senai?

O valor dos cursos e mensalidades variam entre R$ 49,98 até R$ 1.077,60. Assim, é necessário analisar o edital de disposição de vagas e também verificar se há disposição de bolas de estudos para alunos carentes.

Dois altos de química em laboratório com material de estudos
Fonte: Reprodução | Gazeta do Cerrado

Os elementos que podem tornar os cursos mais casos são aulas laboratoriais, a participação em projetos de pesquisa e a realização de estágios em indústrias, laboratórios ou instituições de pesquisa.

Nesse último caso, o estudante poderá aproveitar do sistema de parcerias do Senai, que reune uma série de empresas que opta pela contratação de estudantes que estão estudando na instituição.

OBSERVAÇÃO: no caso do curso técnico de química, o estudante poderá localizar bolsas de estudos, mas não há vagas para cursos EaD, uma vez que os cursos precisam de aulas laboratoriais, o que não existe em casos de cursos online.

MAIS LIDAS

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.