Cursos Gratuitos SENAI 2025: Cursos EaD, Vagas e Inscrições

Camila Ribeiro

5 de julho de 2024

Se você gostaria de se capacitar profissionalmente, mas não tem tempo nem dinheiro para isso, precisa se informar sobre os cursos gratuitos SENAI 2025. Então veja aqui tudo que precisa saber para se qualificar à distância e de custos.

Jovem posa sorridente enquanto estuda no notebook sentada em uma cafeteria
Imagem: Freepik

Cursos SENAI

Com mais de 40 anos de experiência no Setor, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se tornou referência na capacitação voltada à indústria. Algo comprovado pelos cerca de 73 milhões de profissionais formados em seu renomado complexo de educação profissional.

Isso graças à excelência dos cursos  de iniciação profissional, graduação e pós-graduação tecnológica de 28 áreas da indústria que oferece..


Cursos gratuitos SENAI 2025

Infelizmente, na correria do dia-a-dia, nem todo mundo tem tempo suficiente para se dedicar a um curso de longa duração. Bem como muitas pessoas interessadas em melhorar suas habilidades profissionais nem sempre tem renda para investir nisso.

Por saber dessa realidade, a instituição oferece cursos gratuitos SENAI de duas diferentes formas: por meio de bolsas de estudo e formações curtas EAD. Os dois tipos de oferta se diferenciam de diversas formas, principalmente pelo público-alvo.

As bolsas de estudo são ofertadas por meio do Programa de Gratuidade Regimental (PGR), sendo voltadas apenas para pessoas de baixa renda. Já os cursos curtos EAD são totalmente gratuitos e não exigem comprovação de baixa renda para inscrição.

Jovem estudando no notebook
Imagem: Freepik

Como funcionam os cursos gratuitos SENAI 2025 EAD?

As aulas dos cursos gratuitos SENAI 2025 EAD são disponibilizadas no ambiente virtual da instituição, não contando com professores, nem tutores. Além disso, como são cursos autoinstrucionais, não tem horário, dando aos estudantes a liberdade de desenvolvê-los em seu próprio ritmo e em seu tempo.

Apesar de não ter horário, estes cursos têm um prazo máximo para serem concluídos de  21 dias, a contar da data em que a inscrição foi feita. Mas terminar dentro deste período de tempo não será uma tarefa difícil, já que as formação tem carga horária máxima de 20 horas.

Ao fim do curso os alunos passam por uma avaliação e se aprovados, recebem um certificado de conclusão. Contudo é preciso fazer o download no documento imediatamente, pois ele ficará disponível apenas no prazo de 21 dias de acesso ao curso.

Homem assiste aula em ambiente virtual de estudo
 Imagem: Freepik

Quais cursos gratuitos SENAI 2025 EAD estão disponíveis?

Os  cursos gratuitos SENAI 2025 EAD tem uma variação, com alguns com menor demanda saindo do catálogo de cursos, para dar espaço para novos. Dessa forma, é sempre bom verificar quais são as formações gratuitas recebendo inscrições.

Veja abaixo os cursos EAD gratuitos disponibilizados atualmente:

  • Por dentro da Segurança Cibernética;
  • Desvendando o 5G;
  • Alimentos Funcionais;
  • Veículos Elétricos e Híbridos;
  • Preparação para o mundo do trabalho;
  • Técnicas de retífica de biela de motores a combustão interna;
  • Técnicas de Montagem e Ajustagem de Motores;
  • Características técnicas de motores a combustão interna;
  • Educação Ambiental;
  • Chatbots: Automação de Conversas;
  • Privacidade e proteção de dados (LGPD);
  • Segurança Alimentar;
  • Estocagem e Armazenamento de Alimentos;
  • Inglês para Mecânica;
  • As 7 ferramentas de qualidade.

Como se inscrever em  cursos gratuitos SENAI 2025 EAD?

Se você ficou interessado e gostaria de se inscrever em um dos  cursos gratuitos SENAI 2025 EAD disponíveis, só precisa acessar o portal Futuro Digital. Veja abaixo como fazer sua inscrição de forma fácil e rápida:

  1. Acesse o site Futuro Digital clicando aqui;
    Portal do Futuro Digital
    Imagem: Reprodução
  2. Escolha a região conforme solicitado;
  3. Desça até o fim da página para encontrar a lista de cursos gratuitos;
  4. Navegue pela lista até encontrar um curso de seu interesse e clique nele;
  5. Leia as informações do curso, verifique se atende aos requisitos mínimo e se tiver com inscrições abertas, clique em Adicionar ao Carrinho;
  6. Acesse o portal para continuar sua inscrição usando sua conta Google ou Facebook, criando um login e senha ou solicitando uma chave de acesso rápido por e-mail;
  7. Depois clique em Fechar Pedido;
  8. Em seguida, preencha as informações solicitadas e conclua sua inscrição;
  9. Pronto, agora é só aguardar em seu e-mail os dados de acesso para acessar seu curso no ambiente virtual de estudo do SENAI.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.