Estudar no Senac de graça: Como participar do programa de gratuidade

Camila Ribeiro

9 de julho de 2024

Já pensou em fazer o curso dos seus sonhos, mas não pagar nada por isso? Com essas bolsas de estudo é possível! Confira abaixo como estudar no Senac de graça e veja como você pode realizar as suas inscrições.

estudar no Senac de graça
Fonte: Reprodução | Senac Fortaleza

 

É possível estudar no Senac de graça?

Sabe aquele curso que sempre está na sua cabeça, mas você tem medo de se matricular e não dar conta de pagar o curso? Com certeza essas possibilidades de estudar no Senac de graça podem te ajudar! 

Dessa forma, já comece sabendo que é possível estudar no Senac de graça. E para isso, você precisará aproveitar dos programas de bolsas de estudo, que são distribuídas pelo programa.

Assim, o Senac oferece diversas modalidades de cursos gratuitos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que é destinado a pessoas de baixa renda. Já pensou em se matricular? 

estudar no Senac de graça
Fonte: Reprodução | Senac Fortaleza

 

Sabendo que é possível estudar no Senac de graça, é importante saber que o programa também possui seus requisitos específicos, e é importante estar atento a cada um deles para garantir suas oportunidades. 

Portanto, saiba que o PSG cobre cursos técnicos, cursos de formação inicial e continuada, e até mesmo cursos de graduação e pós-graduação em algumas unidades.

Como funciona o Programa Senac de Gratuidade do Senac?

Como o nome bem diz, o programa foi criado pelo Senac para que estudantes que não possuem condições de acessar os cursos e de pagar tanto o valor da matrícula, quanto os valores de mensalidade. 

Assim, caso seja a sua situação, o programa pode fazer com que você tire aquele curso dos sonhos do papel. Assim sendo, estudar no Senac de graça pode ocorrer através do PSG. 

estudar no Senac de graça
Fonte: Reprodução | Senac

 

Para isso, é importante comprovar através de documentos que você possui os chamados requisitos básicos, ou seja, comprovar que você possui as condições que o Senac pede para te dar a bolsa de estudos. São eles: 

  1. Renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais;
  2. Inscrição do CadÚnico da sua cidade.

Além disso, é importante considerar que alguns cursos podem te pedir requisitos diferentes. Portanto, antes de se matricular, confira todos os detalhes dos cursos do Senac.

Dessa forma, após realizar sua inscrição, será importante verificar qual o prazo e o calendário para o programa de bolsas, que geralmente é diferente do período de inscrições do curso. Assim, fica mais fácil estudar no Senac de graça.

Como saber se fui selecionado no programa de bolsas do Senac?

A seleção dos candidatos é feita com base em critérios socioeconômicos. Em alguns casos, pode haver também a análise do desempenho escolar ou a realização de entrevistas.

Assim, o processo para estudar no Senac de graça funciona da seguinte forma: 

  • Inscreva-se no curso do Senac de sua preferência; 
  • Em seguida, faça a aplicação no programa de bolsas de estudos; 
  • Envie todos os documentos e compareça na entrevista (caso haja);
  • Agora é só aguardar o prazo que o Senac pediu para divulgar os estudantes aprovados.
estudar no Senac de graça
Fonte: Reprodução | Senac

 

Além do PSG, algumas unidades do Senac também oferecem outras oportunidades de bolsas de estudo, que podem ser parciais ou integrais, por meio de parcerias com empresas ou governos locais.

Como encontrar cursos gratuitos do Senac?

Uma outra forma de estudar no Senac de graça é aproveitando os cursos gratuitos. Nesse caso, não será necessário uma bolsa de estudos, pois o próprio curso não tem preço.

Assim, para localizar um bom curso, basta ter um celular ou computador com acesso à internet

  • Acesse o site do Senac da sua região ou da sua cidade;
  • Procure pela seção de cursos gratuitos;
  • Verifique a lista de cursos disponíveis e os requisitos para inscrição;
  • Com o seu perfil criado, faça sua matrícula e inscrição.

E pronto! Você já encontrou uma outra forma de estudar no Senac de graça. Com várias modalidades disponíveis, você também pode aproveitar do Senac EaD para estudar. Bons estudos! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.