Portal do Aluno SENAI 2025: Cadastro, Login e Senha (EaD)

Camila Ribeiro

24 de maio de 2024

Conheça o portal do Aluno SENAI 2025: com ele, é possível conferir todos os cursos gratuitos disponíveis, estudar online e EaD, e ainda realizar inscrições. Ficou interessado? Confira abaixo mais informações do Portal do Aluno.

Aluna acessa o Portal do Aluno SENAI 2025 pelo computador
Fonte: Reprodução | Freepik

Como funciona o portal do Aluno SENAI 2025?

O Portal do Aluno SENAI 2025 é uma das ferramentas disponíveis dentro do próprio site do Senai que visa auxiliar alunos que querem estudar, que já estudam na instituição, ou que procuram por outras modalidades de cursos.

Além disso, também é responsável por realizar a inscrição de vários alunos que ainda não estudam na instituição, mas que pretendem fazer parte dela em breve.

Desta forma, a plataforma tem o objetivo de facilitar a comunicação entre alunos, professores e o próprio SENAI, além de oferecer diversos recursos e informações relevantes que podem auxiliar os estudantes no processo educacional.

Foto fachada Senai Piauí
Fonte: Reprodução | SENAI PI

Pensando nisso, os estudantes do Senai poderão encontrar uma variedade enorme de atividades, ações e interações disponível pelo sites, entre elas:

  1. Acesso ao material didático do curso matriculado;
  2. Acompanhar notas de provas e atividades;
  3. Conferir o cronograma do seu curso, datas de provas e prazo de entrega de atividades;
  4. Entrar em contato com professores, e participar de fóruns com outros alunos;
  5. Acessar informações e dados do curso que está matriculado, e dos demais que estão disponíveis no Site;
  6. Consultar demais serviços administrativos: emissão de certificados, diplomas e até solicitar à secretaria históricos, comprovantes de matrículas e outros documentos;
  7. Dentro outros.

Além disso, para utilizar o portal do aluno SENAI 2025. Assim, caso seja um curso online (Mundo Senai), o próprio aluno poderá criar seu login e senha. Mas, caso seja unidade presencial, a própria instituição irá criar o cadastro do aluno.

cursos e áreas

Acesse todas as oportunidades de cursos do ano!

Conferir!
Você permanecerá no site atual

Como realizar meu cadastro no portal do aluno?

Conforme mencionamos acima, o cadastro no portal do aluno varia de acordo com a unidade em que o aluno opta por realizar o curso:

  1. Cursos presenciais: a própria instituição será responsável por realizar o cadastro e inscrição do estudante;
  2. Cursos EaD: se o aluno optar por estudar pelo Mundo Senai, por exemplo, então o próprio estudante poderá realizar o processo de cadastro.
Estudante sentada em mesa com computador, caneta e caderno e fones de ouvido
Fonte: Reprodução | Freepik

No entanto, de modo geral, o passo a passo para realização de cadastro segue as mesmas etapas e costuma ser bem simples, e sem burocracias:

  • Acesse o site do SENAI da sua unidade;
  • Procure pelo ícone “Faça login ou Cadastre-se“;
  • Caso opte pelo acesso à plataforma, você poderá criar uma nova conta informando seu e-mail e outros dados pessoais, ou apenas criar uma senha com sua conta google ou do Facebook;
  • Em caso de novas contas por e-mail, o estudante deverá receber um código de verificação;
  • Informe seus dados, conclua sua inscrição;
  • Em seguida, vá até o seu e-mail e clique no link que você recebeu do Senai;
  • Informe seu e-mail e senha novamente e Pronto! Sua inscrição foi realizada.
  • Caso já possua login, basta informar seu e-mail e senha na plataforma.

Quais são os cursos online do SENAI?

Assim como o cadastro nos sites das unidades próprias do Senai, para que o estudante tenha acesso aos cursos online (EaD – Ensino à Distância), é necessário que o estudante saiba qual será a fonte do curso. Por exemplo:

Estudante com jaqueta jeans e mochila nas costas e celular na mão
Fonte: Reprodução | Freepik
  • Há unidades específicas do Senai que viabilizam cursos EaD aos estudantes: nestes casos, basta acessar o site da unidade;
  • Mas, caso opte pelo Mundo Senai, que é uma plataforma que integra vários órgãos e instituições de ensino, então é possível realizar qualquer um (e mais de um) dos cursos EaD que já estão disponíveis.

Mas, além disso, também existe um detalhe super importante: curso EaD não significa curso gratuito. Portanto, há cursos online que são gratuitos, mas também há cursos pagos dentro dessa modalidade. Bons estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Camila Ribeiro
Escrito por

Camila Ribeiro

Formada em Comunicação Social, Camila Ribeiro é especialista em assuntos relacionados à educação e escreve para sites desde 2016. Além de estar sempre em busca de novidades que possam beneficiar e auxiliar os estudantes brasileiros.